Benefícios da Sardinha em Lata

A sardinha além de ser bem acessível para o consumo é uma das fontes mais ricas de ômega-3, por se tratar de um peixe barato, toda a riqueza nutricional contida na latinha é pouco valorizada.

A sardinha em lata foge a regra que o quanto mais natural melhor, entenda o porquê!

1º Motivo: Teor de Cálcio Mais Elevado

O teor de cálcio da sardinha em lata é mais elevado, pois ao preparar o peixe fresco sua espinha acaba sendo descartada, mas na versão em conserva essa espinha é mantida o que aumenta bastante o teor de cálcio.

Você sabia que em uma lata de sardinha contém mais cálcio do que um copo de leite? É isso mesmo o teor de cálcio da sardinha em lata é maior.

2º Motivo: A Sardinha contém Menos Toxinas

Sabemos que nossos oceanos são muito poluídos e alguns metais como por exemplo o mercúrio que são prejudiciais a saúde acabam de concentrando em peixes maiores, como atum, cavala e salmão. Esses peixes por estarem no topo da cadeia alimentar e viverem mais, acabam acumulando muito mais dessas toxinas do que peixes menores como a sardinha.

Uma informação importante é que a sardinha na versão em lata é imersa em óleo e uma boa parte das toxinas migram para esse óleo ficando assim bem reduzida no peixe. Por essa razão é bem importante descartar essa gordura. Esse processo não acontece na versão in natura, light, no molho de tomate, geralmente essas duas últimas versões são ricas em aditivos químicos. É interessante ficar atento a lista de ingredientes e informações nutricionais.

3º Motivo: O preparo é fundamental

É inegável que a versão industrializada contém adição de sódio e possui mais calorias do que o peixe fresco, mas também não se pode esquecer que dependendo da forma de preparo os teores podem ficar bem piores. A nutricionista Joseane da costa Adelino CRN 16192 explica: Não adianta consumir um peixe fresco em que na hora do preparo ele foi frito aumentando assim as calorias e reduzindo drasticamente o ômega-3.

Então aproveite essa especiaria que é tão fácil de encontrar, a sardinha em lata traz muito muitos benefícios e continua sendo muito acessivel!

Por Joseane Adelino – Nutricionista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *