Você Sabia…. É muito importante deixar os grão de molho.

Sempre que se fala em deixar os grãos de molho antes de consumir, logo vem em mente o feijão! Mas na verdade não é só o feijão que deve ser colocado de molho!

E por que colocar de Molho ?

A Nutricionista Joseane da Costa Adelino, explica o porquê:

Além de acelerar o processo de cozimento, esse método trará outros benefícios a saúde. Os grãos possuem uma acentuada quantidade de ácido fítico – Uma substância que se liga a importantes nutrientes como o cálcio, ferro e magnésio e então bloqueiam ou inibem consideravelmente a absorção destes nutrientes pelo organismo. É por esse motivo que o ácido fítico é conhecido como um antinutriente.

E a forma mais pratica e simples de se neutralizar esse antinutriente é forçar a fermentação do grão imergindo-os de molho antes do processo de cozimento, pelo menos com 8hs (oito) de antecedência e em seguida lavar e escorrer.

A dica é : 

Para cada 1 (uma) medida de grão, 2 (duas) medidas de água.

Outros grãos, como o arroz, tanto o branco, como o integral, é fundamental que seja colocado de molho. Principalmente o integral que não foi processado ou fermentado, contendo assim, grande concentração de ácido fitico.

Não colocar esses grãos de molho pode trazer efeitos colaterais , desde a síndrome do intestino irritável até deficiências de minerais importantes ao organismo.

Feijão, grão de bico, arroz, lentilha, milho e as oleaginosas, como por exemplo, as castanhas, devem ser colocadas de molho, observando-se que as oleaginosas deverão ser submetidas ao processo de secagem e novamente serem assadas para permanecer crocante.

Ao contrário de que muitos pensam, ao se colocar os grãos de molho não estará descartando-se as vitaminas e nutrientes presentes nos grãos e sim facilitando a absorção adequada dos mesmo pelo seu organismo.

1 comentário em “Você Sabia…. É muito importante deixar os grão de molho.

  1. Pingback: O que define os tipo de feijão? - Central da Economia Supermercados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *