Receite de Tomate Seco

INGREDIENTES

1ª PARTE:

4 kg de tomates maduros e firmes (Tomates Débora ou Italianos são melhores), cortados ao meio no comprimento (do cabo para baixo) e sem sementes, são cerca de 36 tomates

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de sal

2ª PARTE (TEMPERO):

1 cabeça de alho em lâminas

1 xícara de azeite de oliva extra virgem

Azeitonas verdes fatiadas

Orégano

MODO DE PREPARO

Lave, corte os tomates no comprimento, tire as sementes e deixe-os no escorredor de macarrão.

Coloque-os nas assadeiras com a casca virada para a assadeira.

Salpique sobre as metades o açúcar e o sal bem misturados.

Leve ao forno em temperatura média-alta (200°) por 1 hora e 30 minutos (vai formar água).

Retire do forno, coloque as metades delicadamente no escorredor de macarrão, lave e seque a assadeira (isso é o principal para o sucesso de sua receita).

Volte as metades à assadeira, desta vez de boca para baixo (cascas para cima).

Novamente 1 h de forno médio (180°).

Repita o processo de retirá-los, colocar no escorredor, lavar e secar assadeira.

Se ainda não estiver seco ao seu gosto, volte ao forno pela 3ª vez, por cerca de 30 minutos. Desligue e deixe esfriar dentro do forno.

TEMPERO:

Em uma panela pequena coloque o azeite, quando estiver quente, jogue o alho em lâminas e tire do fogo (só para tirar o ardor do alho cru).

Acrescente orégano.

Em uma compoteira ou vidro com tampa coloque em camadas as metades de tomate dobradas ao meio (prove o sal, geralmente não precisa acrescentar mais fica a gosto), regue com azeite, algo, orégano e azeitonas verdes fatiadas.

Continue fazendo as camadas ate concluir todos os ingredientes em seguida tampe e leve a geladeira. A dica é utilizar no dia seguinte pois os tomates terá absorvido o sabor.

Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. 

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais. No mercado há vários tipos de tomate: Santa Cruz, Caqui, Cereja, Italiano, Saladete, Débora, etc. Pode ser consumido de várias formas:                          

Em saladas, Purês, Molhos, Doces, Geleias, Sucos, etc.

Ao optar por consumir a fruta crua e com casca é importante lavá-la bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de água sanitária, por aproximadamente 30 minutos antes do consumo.

Por Joseane Adelino – Nutricionista.

Deixe um comentário